quinta-feira, 24 de junho de 2010

"O futuro é comprado pelo presente." (Samuel Johnson)







O que dizer do caminho? O mesmo de sempre: longo e incerto. Olhar para trás, e ver a evolução da sua vida é algo que realmente impressiona, se bem analisado. discernir o que mudou, ou como nada mudou. Especular sobre como será, se você vai chegar lá ou se vai paralizar pelo meio da jornada.
Medo, é o imperador nesses momentos de reflexão. Você não tem armas especificas para confrontar o futuro. Principalmente por não saber o que você irá combater. Será pego desprevenido, e como um grande teste, vai aprender naquele momento a encarar, ou colocar em prática tudo que veio compreendendo.
Será que você sabe o suficiente? Em um mundo onde tudo transcorre, amadurecer precocemente é a escapatória.
Amigos, amores, concorrência... impossivel prever. A única opção é compor o agora, para chegar no momento exato com alguns pontos de vantagem. Seus pais, um dia irão para longe. Em uma prova de consulta, você necessita do livro para ajuda-lo. Seus pais, um dia, serão como o livro ausente da sua prova de consulta. E sem o livro, ou você lembra do que viu quando o folheou, ou não irá se sair bem. E se você nem se importou com o conteúdo do livro... a certeza é que você não irá ter chances, de imediato, para aprimorar seu conhecimento. Isso ficará para a segunda chance, hipoteticamente, para a segunda prova.
Quanto mais a infância se distancia, levando o passado consigo, o futuro junto da maior idade se aproxima e trás consigo as preocupações, os problemas. A infância, ficou para trás, assim como as facilidades. No futuro, as suas mágoas não vão ser resolvidas com um pirulito dado; Seus medos não vão passar com uma histórinha lida, ou uma boa noite de sono na cama dos seus pais, com você ao meio. O futuro... sem fórmula, sem previsão. Em uma era tecnológica avançada, não há meteorologia que preveja se sua vida será repleta de sol, chuva ou tempestades. Não há educadores, que digam se você será um bom pai. Não há cardiologistas que te indiquem a pessoa certa para fazer bem ao seu coração. Não há certeza, nem placas de sinalização que te façam evitar colisões em sua estrada. E diferente de jogos de videogame, onde existe replay se você perder, no seu futuro, o real e palpável, perder é ser passado para trás e arriscar sua estabilidade.
Eu só queria poder saber como vai ser, se os planos vão acontecer, quais surpresas vou ter.
No decorrer dos minutos em que estou digitando, várias coisas foram ficando para trás. E enquanto eu não termino, os minutos depois de cada um que passa, se tornam meu futuro que chega, como uma névoa que vai te alcançando.
Enquanto não chega, vou mergulhando em um rio de figuras de linguagem, que diferente do futuro denotativo que estarei vivendo daqui a um tempo, no momento, continua a ser conotativo e misterioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário